Rouen, na região da Normandia, é opção de passeio rápido pela França - B95 Viagens

BLOG

Rouen, na região da Normandia, é opção de passeio rápido pela França


Rouen é a principal cidade da região francesa da Normandia, sendo considerada um roteiro especial para amantes de história. Foi nesta pequena cidadezinha que Joana D'Arc, principal ícone contra o machismo e elevação do feminismo, foi queimada na principal praça da cidade, durante a invasão inglesa - a chamada 'fogueira da inquisição'. Joana, hoje beatificada pela Igreja Católica, virou santa. Segundo a história francesa, ela ajudou a França a enfrentar a Inglaterra, ainda aos 14 anos, durante a Guerra dos 100 anos. Após muitas batalhas, foi capturada, acusada de feitiçaria e condenada à morte na fogueira. 

Como chegar
Para quem vai de trem, a estação ferroviária de Rouen fica próxima ao centro, perto do Torreão da Joana D’Arc. Em geral, os trens saem da Gare Saint Lazare em Paris e chegam na Gare Rouen Rive Droit. Para comprar passagens com antecedência, basta reservar na B95 Viagens todo o trajeto a ser visitado. É bom chegar cedo à cidade, pois a maioria das atrações fecham por volta das 18 horas.

Principais pontos turísticos

• Catedral de Notre-Dame - Está localizada no centro histórico da cidade. Construída no século 12, ao longo do tempo, passou por várias reformas. Personalidades históricas foram enterradas aqui, como o rei inglês Ricardo Coração de Leão. Também tem uma capela dedicada à Joana D'Arc. Abre todos os dias e tem entrada gratuita.

• O Grande Relógio ou Gros Horloge - É considerado um dos cartões postais da cidade e tem mecanismos considerados os mais antigos da Europa, estando em atividade desde o século 14. É possível visitar o interior da torre. abre de terça a domingo e a entrada é de 7 euros.

• Praça do Mercado antigo e Igreja de Santa Joana D’Arc - A Place du Vieux Marché ou Praça do Antigo Mercado é o local em que Joana D'Arc, ícone do feminismo foi queimada viva. No local, há uma cruz e uma igreja, construída em 1979. Abre todos os dias e tem entrada gratuita, mas fecha das 12h às 14h, além de todas as sextas e domingos pela manhã.

• Torreão de Joana D'Arc - Basta seguir pela rua Jeanne DArc até chegar ao local, que são os vestígios que restaram do castelo onde Joana ficou presa. No local, os visitantes podem conhecer a história da cidade, por meio de jogos. Os horários de funcioamento podem ser consultados em Don Jon, bem como os valores de entrada.

• Museu de Belas Artes - Fica no caminho para o Torreão de Joana D'arc. Tem obras em exposição de artistas renomados como Monet, Caravaggio e Velázquez. Tem entrada gratuita e abre todos os dias, sempre das 10h às 16h, exceto em 01/01, 01/05, 1 e 11/11 e 25/12. Mais informações aqui.

• Passage De La Petite Horloge - É uma pequena passagem, cerca por pilares imensos, ótima para fotos. Leva à Vie Eau de Robec.

• Abadia de Saint-Ouen - Já abrigou um monastério beneditino, considerado um dos mais importantes da Normandia.

• Igreja de Saint-Maclou e Átrio de Saint-Maclou - Com imensas portas esculpidas em madeira, é convite a conhecer o passado. Foi construída em estilo Gótico Flamboyant, especialmente pelos cinco pórticos, ricamente desenhados. Já o átrio era um cemitério na Idade Média.


Onde comer

•  JM’S - Fica na  esquina das ruas Place du Vieux Marché e Rue du Gros-Horloge. Há três ambientes para você escolher onde sentar: nas mesas da calçada, junto ao bar e no andar superior. 

Delirium Cafe Rouen - Filial do tradicional bar belga. Conta com generosa carta de cervejas e boas porções.

Dame Cakes - Quase em frente ao museu Joana D'arc, é uma casa de chás charmosa, bem decorada, com doces e tortas maravilhosos. Serve almoço com opções leves como tortas de queijo ou saladas. O salão de cima tem vista para a igreja de Notre Dame.

Quer saber mais sobre a cidade? Acesse o site de turismo de Rouen, que tem até versão em português. Clique aqui.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cruzeiros: mais segurança para todos!

Monte Verde: o destino ideal para toda família

Resorts brasileiros estão prontos para reabrir!

Destinos nacionais serão os mais procurados depois da pandemia

Vai viajar de avião? Fique tranquilo!

B95 retoma atendimento presencial de clientes