Como tirar o passaporte Brasileiro: passo a passo, dicas e dúvidas - B95 Viagens

BLOG

Como tirar o passaporte Brasileiro: passo a passo, dicas e dúvidas

Tirar o passaporte é o ponto de partida para realizar a tão sonhada viagem internacional, Veja aqui quais os documentos necessários, quanto custa, e como tirar o passaporte brasileiro em 2021.

Obter o documento é simples, e para tirar todas as suas dúvidas fizemos este passo a passo sobre como solicitar e emitir o passaporte.

Quais as etapas para obter o passaporte?

1° Você precisará preencher um formulário com a sua solicitação do passaporte no site da Polícia Federal. São quatro abas que pedem informações pessoais, documentos e dados complementares, no final do preenchimento dos dados você consegue conferir as informações fornecidas. É bem simples e rápido de fazer. Para facilitar, esteja com seus documentos como RG, CPF, TITULO DE ELEITOR, CERTIDAO DE CASAMENTO OU NASCIMENTO E PASSAPORTE ANTERIOR (se houver) em mãos.

Após a revisão dos dados preenchidos, é só confirmar! Em seguida será gerado um protocolo com a sua solicitação e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.

Acesse aqui para solicitar o seu passaporte

2° Pagamento do boleto da GRU

Após a emissão do boleto, chegou o momento de realizar o pagamento. Atualmente o valor é de R$ 257,25. Apesar de o boleto ser emitido com uma data de vencimento para 30 dias, não se esqueça: você só poderá agendar o atendimento pelo site da Polícia Federal após esse pagamento – que geralmente é compensado no dia seguinte. Se tiver presa antecipe o pagamento para conseguir o agendamento.

O boleto não precisa ser impresso, porém, recomendamos que o comprovante de pagamento seja guardado em arquivo ou impresso. Se o solicitante perde o boleto já pago, não é necessário emitir um novo boleto. Obs. Orientamos nossos clientes a levar o comprovante de pagamento no dia do agendamento com os demais documentos.

Para gerar um novo boleto será preciso informar CPF e data de nascimento. Se o boleto foi perdido antes do pagamento, basta clicar aqui e emitir um novo.

3° Agendar o atendimento na PF

Logo após a confirmação do pagamento você poderá agendar o seu atendimento. É simples, basta acessar o site da Polícia Federal, no link: Agendamento de atendimento. Depois é só informar seu CPF, número de protocolo e sua data de nascimento. O sistema indicará as cidades e postos disponíveis, assim como os dias e horários livres em cada um deles.

O atendimento será presencial, e você deverá estar munido dos documentos a seguir:

Documento de Identidade: pode ser a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido.


CPF: se o número já estiver no seu documento de identidade não é necessário apresentar o original.

Certidão de casamento: caso tenha alterado seu nome

Certidão de Naturalização: para os naturalizados

Dicas importantes:

Além desses documentos necessários, se não for o seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência). Caso ele não seja apresentado, será cobrada uma taxa em dobro.

Não é mais necessário levar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. Mas é preciso estar em dia com a justiça eleitoral e serviço militar, já que é realizada uma checagem no momento da emissão do passaporte.

Obs.. Orientamos os nossos clientes tirar a quitação eleitoral clicando aqui.

Caprichar no visual é essencial, pois é no atendimento que a fotografia do seu passaporte será tirada. A exceção acontece com as crianças com menos de três anos, em que é exigida uma fotografia facial no tamanho 5×7, que seja recente, colorida e com fundo branco.

4° Receber o passaporte

Com todos os passos feitos, é só aguardar! Após o atendimento presencial você receberá um número de protocolo e uma possível data de entrega, com o número fornecido pela PF, juntamente com o seu CPF você poderá consultar o andamento da sua solicitação clicando aqui.

A entrega só será possível quando o resultado da consulta for ‘’Documento de viagem disponível para entrega’’. Feito isso, é só voltar ao posto da Polícia Federal com um documento de identidade original e retirar seu passaporte! (Menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal).

A gente te disse que era simples! Seguindo todos esses passos você poderá tirar seu passaporte sem maiores complicações.

Mas se você ainda tem dúvidas, a B95 te ajuda na emissão do passaporte e também na renovação, caso você já tenha o documento vencido.

Separamos algumas dicas sobre dúvidas frequentes em relação ao passaporte

Qual a validade do passaporte?

O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos para maiores de dezoito anos. Para as demais idades a validade pode variar de 1 a 5 anos.

Preciso faz uma viagem com urgência e não tenho passaporte, o que devo fazer?

Em caso de urgência é possível tirar um passaporte de emergência. Ele fica pronto em até 24 horas, porém o valor para obtê-lo é um pouco maior, R$ 334,42. A validade também é menor, apenas um ano. Mas se o motivo for àquela viagem de última hora, sinto muito dizer que ela terá que ser adiada.

Você poderá solicitar a emissão do passaporte apenas em casos de emergência: acontecimentos causados por catástrofes naturais, conflitos armados, motivo de saúde, necessidade de trabalho, entre outros. Se você se enquadra em um desses casos é só procurar o posto da Polícia Federal mais próximo.

Perdi/roubaram meu passaporte, e agora?

Se isso aconteceu aqui no Brasil, é só ir até o posto da Polícia Federal mais próximo com seus documentos de identificação em mãos (ou um boletim de ocorrência caso eles tenham sido roubados/perdidos também) e solicitar outro. Se isso aconteceu no exterior, comunique imediatamente às autoridades locais e realize um boletim de ocorrência, com isso você poderá solicitar um novo documento pelo Consulado Brasileiro.

Quem está negativado pode tirar passaporte?

A resposta é sim! Quem está com o nome negativado, pode sim tirar o passaporte. Não existe nenhuma regra que impeça o viajante de emitir o documento por esse motivo.

Como estão os atendimentos com a pandemia de Covid-19?

Considerando o atual cenário brasileiro no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, a recomendação é que sejam verificadas as condições de funcionamento das unidades de atendimento antes de iniciar a solicitação do passaporte.

 



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONHEÇA 3 DESTINOS EUROPEUS QUE LIBERARAM A ENTRADA DE TURISTAS BRASILEIROS

TURISMO SEGURO - Brasil alcança marca de 29 mil selos “Turismo Responsável, Limpo e Seguro

PRÓXIMO DESTINO? PORTO ALEGRE

Primeira remarcação grátis com a Azul Viagens

SAIBA TUDO E DESCUBRA O PRAZER DO CICLOTURISMO NO VALE EUROPEU CATARINENSE

O TURISMO VOLTA A SONHAR