BLOG

Terra Santa: "Foi uma viagem fantástica", conta a jornalista Elaine Madalhano

Por duas semanas, mais precisamente 14 noites e 13 dias, a jornalista e empresária do ramo de comunicação, Elaine Madalhano, acompanhada do pai, Osvaldo e da tia, Maria, fizeram uma viagem “abençoada e fantástica", como ela mesma define, em uma perigranação por cidades consideradas 'santas' em Israel e Itália. Os três integraram um grupo privado, organizado pela B95 Viagens, que partiu rumo à Terra Santa, entre outubro e novembro de 2019. 

Grupo que teve como cicerone o próprio proprietário da B95 Viagens, Diógenes Piloni, acompanhando com os viajantes em todos os momentos, seja nos voos, traslados, hospedagens e, principalmente nos passeios e missas celebradas ao longo do itinerário proposto.

"Outro diferencial deste passeio foi a mentoria espiritual do padre Alexandre Ferreira, que comanda a paróquia São Francisco de Assis, localizada em Rio Preto", conta Carla Stéfani, idealizadora de todo o pacote.

Durante duas semanas, os viajantes refizeram os passos de Jesus, viajando por cidades israelenses com passagem pela Itália. No roteiro, ainda pararam para visita a cidades históricas como Jerusalém, Nazaré, Rio Jordão, Monte dos Aventurados, Belém e Vaticano, sempre acompanhados por guia em português que, durante os percursos, iam explicando a história de cada ponto de parada.

Quer saber todos os detalhes da experiência da jornalista?
Confira abaixo!
 

A escolha pelo destino


"Conhecer a Terra Santa era um sonho do meu pai e da minha tia, mas eles precisavam de alguém que os acompanhasse. Comecei a pesquisar em Rio Preto, entre as paróquias, se teria algum grupo de viagens com destino à Israel. Como sempre viajei pela B95Viagens, por coincidência eles estavam com um grupo agendado para Israel no segundo semestre de 2019 e coincidia com meu período de férias. Como a saída era de Rio Preto, o que seria prático para meu pai e tia, por conta da comodidade, era a melhor escolha."


A experiência de viajar em grupo

"Foi uma viagem abençoada, por lugares que contam a história, refazendo os passos de Jesus Cristo, contada na Bíblia. Viajar em grupo, tornou a experiência única, pois divide-se conhecimentos, um ajuda o outro nos passeios e a entender a história por onde passamos. Ter um guia com orientações em português e um padre como mentor espiritual fez total diferença em toda a viagem, sem contar que o proprietário da agência, o Diógenes, viajou junto e acompanhou o grupo o tempo todo, sempre disponível."


Lugar que mais impressionou


"Conhecer a Praça de São Pedro ou Piazza de San Pietro, como se pronuncia na Itália. Esse local é considerado um dos maiores símbolos do Cristianismo do mundo, que abriga, na cruz, localizada no alto do Obelisco, uma importante relíquia cristã - uma lasca da Cruz de Jesus Cristo, colocada ali pelo Papa Sixto V. Vimos o papa de perto, quando ele abençoou os fiéis ali presentes, durante a audiência papal. Foi inesquecível! A visita ao Monte das Oliveiras, onde pudemos apreciar a vista panorâmica da Cidade Santa também foi marcante. Também conhecemos a Josaphat Valley, visitamos a Igreja Pater Noster, Igreja da Ascensão, no Jardim do Getsémani e Igreja de Todas as Nações. Outro lugar inesquecível foi a visita ao Monte, onde conhecemos o Cenáculo, a sala da Santa Ceia, o Túmulo do Rei David e a Abadia da Dormição. São cenários que conhecemos das histórias bíblicas, mas ver pessoalmente é uma emoção diferente."


Diferencial da viagem: as missas


"Ao longo da viagem, participamos de várias celebrações feitas pelo padre Alexandre e outros de igrejas nativas. Uma delas em Monte Tabor, na basílica onde teria ocorrido a transfiguração de Jesus e outra na Igreja da Natividade, em St Joseph, onde um dos casais que integravam o grupo renovaram os votos de matrimônio foram marcantes. Ao todo foram quatro celebrações."


Dicas do que levar


"Levar roupas e sapatos confortáveis, pois se caminha bastante. Também é bom ter um lenço ou pashmina na bolsa, caso seja necessário cobrir os ombros em alguns lugares sagrados."

Experiências gastronômicas


"No decorrer da viagem, experimentamos pratos maravilhosos. Meu pai e tia ficaram encantados com os buffets dos hoteis, que, por sinal, eram ótimos. Nos restaurantes que estivemos tudo era muito bem temperado e condimentado, um convite a provar novos pratos e sabores."


Dicas de locais para visita


Basílica da Anunciação

"Fica em Nazaré, em Israel. Foi construída, segundo rege a tradição católica, sobre as ruínas da vila onde José e Maria. Foi nesse local que Maria teria recebido do Anjo Gabriel a informação de que seria mãe do filho de Deus, no caso, Jesus. É linda, vale a pena conhecer!"


Monte Tabor 

"Segundo o guia também é conhecido como Monte da Transfiguração. Fica no alto de uma colina, na Galiléia, a 575 metros acima do nível do mar, com visão panorâmica incrível do Mar da Galiléia. Cansamos um pouco durante a subida, mas foi uma experiência mágica. Foi neste local que, segundo o Evangelho, ocorreu a transfiguração de Jesus Cristo. É impressionante!"


Igreja da Natividade

"Simplesmente maravilhosa. Foi erguida, segundo a história biblíca, sobre uma caverna em que teria ocorrido o nascimento de Jesus Cristo. Entrar nesse lugar, onde teria ocorrido toda essa passagem bíblica, emociona. Eu que fiquei emocionada, meu pai e minha tia então, nem se fala."


Monte das Oliveiras

"Nesta parada, eu não sabia o que esperar. O Monte das Oliveiras é um complexo elevado de quatro colinas, que fica a leste da cidade de Jerusalém. É mencionado na Bíblia desde o Antigo Testamento. Eu já tinha ouvido falar e muito, mas ver pessoalmente e relembrar de todos os ensinamentos ao longo da minha vida, foi incrível."


Via Dolorosa

"Esse foi, sem dúvidas, um dos passeios mais emocionantes em Jerusalém. Refizemos e quando digo nós, foi o grupo todo, pessoas de todas as idades, o caminho de Jesus do momento de sua condenação até seu sepultamento. A Via Dolorosa percorre ruas da cidade murada de Jerusalém. Ao todo são 14 pontos, nove ao longo do caminho e os últimos cinco já dentro da Basílica do Santo Sepulcro."


Muro das lamentações

"Aqui, lembro de inclusive ter perguntado na agência, a qual administro, algumas horas antes do passeio, o que meu time queria pedir a Deus e também fiz a mesma aos meus familiares. Foi um momento de reflexão. Para quem não sabe, o Muro das Lamentações era a parte do edifício mais deslumbrante que Jerusalém já teve, o Segundo Templo, construído pelo grande rei Herodes, lugar onde somente os sumos sacerdotes judeus eram autorizados a entrar, porque ali eles acreditavam que Deus estava presente."


Novo grupo

Segundo a empresária Carla Stefani, da B95 Viagens, o ano de 2020 terá novo grupo partindo de Rio Preto rumo à Terra Santa. "Desta vez, teremos uma programação diferenciada da realizada em 2019, pois incluímos novos destinos no itinerário. Será uma viagem perfeita para autoconhecimento e reflexão" conta.

O grupo deverá sair de Rio Preto, no segundo semestre, com destino à São Paulo e de lá partirá para Israel, onde deverá realizar a peregrinação por cidades e locais santos.

"Interessados em mais detalhes já podem, inclusive entrar em contato com nossos consultores de vendas", frisa a empresária. A B95 Viagens tem tradição e está há mais de 16 anos no mercado de turismo rio-pretense, tendo embarcado em pacotes e viagens, mais de 20 mil pessoas, em todo seu tempo de atuação.

A agência funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e, aos sábados, das 9h às 13h. Dúvidas também podem ser esclarecidas por meio dos telefones (17) 2137-0070 ou pelo WhatsApp (17) 9.8100-0068.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gosta de cachoeiras e tomar banho em praias de água doce? Jalapão, no Tocantins, é uma ótima opção!

Rouen, na região da Normandia, é opção de passeio rápido pela França

11 passeios de trem bate e volta de Paris

O voo atrasou ou foi cancelado? Conheça seus direitos!

Seguro-viagem: o porquê de fazer!

Viagem ao exterior? Saiba como ficar conectado lá fora!